MEMBROS

Membros Fundadores (MF)

São os Membros que assinaram a Ata de Fundação. São treze (13) e conservam a honra de ter o Título de Patrono nas 13 Cadeiras da ABNc. José Ribe Portugal, Eliseu Paglioli, Aloísio Mattos Pimenta, Pedro Monteiro Sampaio, Renato Mugiati, Francisco Cota Pacheco Junior, Manoel Caetano de Barros, Renato Tavares Barbosa, Feliciano Pinto, Jose Zaclis, Paulo Mangabeira Albernaz, José Gilberto de Sousa, Francisco M. Guerra Terra. As cadeiras conservarão para sempre o nome do primeiro neurocirurgião a assumi-la, mas, poderão ser concedidas a outros Membros Titulares. Estes devem ser escolhidos pela maioria dos Membros Titulares Fundadores.

Membros Titulares Fundadores (MTF)

São todos aqueles que compuseram o quadro inicial da Academia em sua ampliação de 1979.

Membros Titulares (MT)

São todos que preencheram as condições previstas no Estatuto:

I-Exercer a especialidade no Brasil
II-Ter concluído a residência em serviço credenciado e
III-Requerer sua admissão ao Conselho Deliberativo da ABNc mediante a apresentação do Currículo e a indicação de três (3) Membros Titulares e que tenham sido aprovados.

Membros Associados (MA)

São os profissionais de saúde que exerçam atividades relacionadas à Neurocirurgia e que preencheram as seguintes condições:
I - exerçam a especialidade no Brasil;
II - tenham seu pedido de admissão aprovado em reunião do Conselho Deliberativo da ABNc, por maioria simples dos votos.

Membros Internacionais (MI)

São neurocirurgiões e profissionais de áreas correlatas, de outros países, que tenham se distinguido por sua contribuição à Neurocirurgia mundial ou à ABNc.

Membros Aspirantes (MAE/MAR)

São estudantes ou residentes de neurocirurgia de Serviço Credenciado que o tenham requerido e tenham sido aprovados pela Secretaria Permanente.

Membros Honorários (MH)

São aqueles, em número de 10, que possuem filiação vitalícia e foram escolhidos entre as maiores autoridades Neurocirúrgicas mundiais residentes fora do Brasil.

Membros Eméritos (ME)

São os Membros Titulares da ABNc que completarem 70 (setenta) anos, desde que solicitem e recebam a aprovação do Conselho Deliberativo por maioria simples dos votos.

Membros Beneméritos (MB)

O será concedido pela ABNc a pessoas físicas ou jurídicas que concorram com atos ou doações para o engrandecimento ou renome da ABNc.

Voltar para página anterior
hidea.com - agência web
Copyright © ABNc - todos os direitos reservados