CAPÍTULOS

Dos capítulos estaduais e regionais

Art. 17 - A Academia deverá estimular a formação de órgãos Estaduais, Regionais ou Locais, denominados de "Capítulos", com a finalidade de promover reuniões científicas locais, estimulando o melhor desenvolvimento da Especialidade e o espírito associativo dos Especialistas.

§1º - Os Capítulos Estaduais, Regionais ou Locais deverão observar as normas gerais do Estatuto e do Regimento da Academia.

§2º - A organização dos Capítulos, deverá ser requerida à Secretaria Permanente, que analisará e decidirá a sua formação após consulta à Diretoria.

§3º - Os Membros dos Capítulos deverão ser Membros da Academia.

§4º - Os Capítulos serão Estaduais ou Regionais conforme o número de seus Membros.

§5º - São considerados necessários pelo menos 05 (cinco) Membros para a formação do Capítulo Regional.

§6º - A direção do Capítulo estará a cargo da Diretoria do mesmo, formada por: 1) Diretor, 2) Secretário e 3)Tesoureiro

§7º - A Diretoria será eleita dentre os Membros componentes do Capítulo.

§8º - Todas as atividades cientificas do Capítulo devem ser comunicadas à Secretaria Permanente da Academia.

§9º - Estas atividades não podem coincidir com outras atividades culturais, científicas ou os Congressos da Academia.

§10º - Os Membros do Capítulo fixarão as taxas necessárias ao seu funcionamento.

§11º - Para a formação do Capítulo, deverá haver 03 (tres) Membros da Academia residentes no mesmo estado.

§12º - Na falta deste número, Estados vizinhos podem se reunir em "Capítulos Regionais", que trarão o nome dos Estados componentes.

§13º - Deverá existir apenas um Capítulo por Estado ou Região.

§14º - Capítulos Locais serão formados em cada cidade ou área e deverão ter no mínimo 03(tres) membros.

§15º - Ao assumir, o Diretor recebe a "chave digital" que o permite organizar a página do site www.abnc.org.br/capítulo referente ao seu Capítulo e a partir dela administrar, organizando e publicando informações científicas e política assim como promover e divulgar os cursos. O Site passa a ser o "ponto de encontro" dos membros. Se necessário poderá incluir links para outros locais. Para saber se existe informação no seu Capítulo basta passar a seta sobre o respectivo nome.


 

Capítulos Atuais

Capítulo da ABNc de Neurocirurgiãs e Neurologistas

Capítulo Rio de Janeiro

Capítulo Pará

Capítulo São Paulo

Capítulo Brasileiro de Enfermagem Neurocirurgica da ABNc - Aracajú

Capítulo Paraná

Capítulo Rio Grande do Sul


 

Cursos de Educação Continuada da ABNc promovido pelos Capítulos

Os capítulos poderão ser formados por iniciativa local (vide estatuto ao final). Os membros poderão utilizar o nome da cidade, da região, do estado ou da regiao macro econômica. Assim que for constituído o grupo deve fazer uma comunicaçao á Secretaria Permanente e á Diretoria da ABNc. Outra forma de formar um capítulo é organizar um Curso de Educação Continuada para a ABNc. Um capítulo não inibe a criação de outro por qualquer motivo. Os organizadores de Capítulos, Cursos ou Patrocinadores de Ações para a Academia serão homenageados ao receberem a "Estrela" da Educação e Cultura da ABNc.

1- Como denominar o Curso

Curso de Educação Continuada da ABNc – Capítulo (dar o nome do capítulo).

Ex. Capítulo Tucuruí-Pará-Região Norte. O nome do local ou cidade ou região ou bairro com o nome do estado ou região em seguida.

2- Como decidir pela data

Avaliar pela agenda do Site da ABNc e informar a Secretaria Permanente da ABNc até 30 de junho para cursos no segundo semestre e 30 de novembro para cursos no primeiro semestre (ano seguinte). A vaga será respeitada por ordem de inscrição na Secretaria da ABNc. Realizar até dois cursos por ano em cada região. O respeito ás datas permitirá a inclusão dos cursos no sistema de ACREDITAÇAO da AMB.

3- Cursos de curta duração

De preferência de 8 horas de duração que permita o professor palestrante vir e voltar em dois dias de atividades sendo que deverá ter um momento de congraçamento no início, meio ou final. Constar no Certificado fornecido pela ABNc o número de horas de estudo para que o mesmo possa ser transformado em créditos.

4- Sobre o Programa

Terá aulas sobre temas de uso diário com apresentações teórico práticas de interesse para o grupo de neurocirurgiões, neurologistas e médicos/ estudantes e residentes locais. Os temas devem incluir a especificação do material utilizado com os custos-benefícios do procedimento. Um tema associativo deverá ser incluído com palestra de abertura ou durante o curso dentro do interesse regional. Incluir tema de prevenção para a comunidade.

5- Inscrição

A inscrição deverá ser gratuita para os membros Titulares e Aspirantes da ABNc e residentes/estudantes membros da ABNc. De preferência todo o material deve ser oferecido gratuitamente aos membros e interessados.

6- Finalidade

O curso visa um lucro associativo e científico como base. Qualquer sobra financeira deve ser dividida entre o Capítulo que recebe e a ABNc ( 50/50). Estimula-se que doações para o Programa de Educação para a Saúde em Neurocirurgia promovido pela ABNc sejam feitas na oportunidade dos cursos. Esta aula ou aulas promovidas á comunidade pelos professores visitantes e membros locais resultará em lucros finaceiros ou equivalentes que serão repassados na mesma proporçao entre a ABNc que executa o projeto e os Capítulos locais promotores. Estas aulas poderão ser apresentadas concomitante com o curso em outro salão para não interromper o curso científico porém coincidente com um horário de intervalo para que possa haver uma aproximação dos dois grupos. Programa de Educação para Indivíduos em risco de Acidentes Domiciliares, Esportivos e de Trânsito assim como Educativo para portadores de Dor na Coluna já podem ser oferecidos neste momento para as comunidades.

Voltar para página anterior
hidea.com - agência web
Copyright © ABNc - todos os direitos reservados