NOTÍCIAS
04/12/2017

Reunião Diretoria e Conselho

Reunião da Diretoria e Conselho Deliberativo da ABNc, ocorrido no dia 02/12/2017, na Sede da Academia.

Da esquerda para a Direita.
Dr. Robson Luis Oliveira de Amorim - Presidente Eleito biênio 2021 a 2023
Dr. Flavio Belmino Barbosa Evangelista - Presidente do Conselho Deliberativo
Dr. Edson Mendes Nunes – Secretário Geral
Dr. Carlos Umberto Pereira – Membro do Conselho Deliberativo
Dr. Hélio Ferreira Lopes – Secretário Auxiliar
Dr. José Arnaldo Motta de Arruda – Membro do Conselho Deliberativo
Dr. Osvaldo Vilela Garcia Filho – Membro do Conselho Deliberativo
Dr. Francisco Flávio Leitão Carvalho Filho - Vice Presidente Biênio 2019 a 2021
Dr. Murilo Souza Meneses – Vice Presidente do Congresso 2019 em Foz do Iguaçu
Dr. Ricardo Ramina – Presidente ABNc biênio 2017 a 2019
Dr. Jerônimo B. Milano – Coordenador Comissão Científica Congresso 2019 em Foz do Iguaçu
Dr. Albedy Moreira Bastos – Membro do Conselho Deliberativo


30/11/2017

Neuroped 2018

Anunciamos o Latin American Course in Pediatric Neurosurgery 2018 – 2nd part 4th cycle. O LACPN 2018.

Será realizado na cidade de Lagoa Santa – MG, no período de 6 a 9 de março de 2018, o segundo ano do Quarto Ciclo do Curso Latino Americano de Neurocirurgia Pediátrica.

O objetivo deste curso é promover o conhecimento da neurocirurgia pediátrica para todos os neurocirurgiões da América Latina que operam crianças. Ele tem o mesmo programa e compartilha muitos dos professores dos cursos análogos que acontecem na Europa e na Ásia.

Tendo como público alvo Neurocirurgiões Pediatras.

O número de vagas é limitado.

As inscrições podem ser feitas através do site do evento: http://www.oxfordeventos.com.br/neuroped2018/

Desconto nas inscrições para associados da ABNc.


17/11/2017

"Joint Meeting" da ABNc

"Joint Meeting" da ABNc, no XXVIII Congresso Nacional de Neurocirurgia da Colômbia, que irá realizar-se nos dias 8, 9 e 10 de março de 2018, no Carlton Hotel, na cidade de Barranquilla, Colômbia.

Os resumos de apresentações podem ser enviados para a Secretaria da ABNc até o final de dezembro/2017.


30/03/2017

Atlas of Endoscopic Neurosurgery of the Third Ventricle

Eference Work 2017

Atlas of Endoscopic Neurosurgery of the Third Ventricle

Basic Principles for Ventricular Approaches and Essential Intraoperative Anatomy

Authors:
• Roberto Alexandre Dezena

ISBN: 978-3-319-50067-6 (Print) 978-3-319-50068-3 (Online)


19/01/2017

CURSOS DE NEUROINTENSIVISMO E NEURO-ONCOLOGIA ESTÃO COM INSCRIÇÕES ABERTAS

Especializações contribuem no aprimoramento de carreiras, aliando conhecimento multidisciplinar e recursos clínicos e cirúrgicos.

O Neurointensivismo e a Neuro-oncologia são áreas da medicina que exigem dos profissionais um aprofundamento cada vez maior de conhecimento e de capacidades específicas, em sintonia com as novas abordagens terapêuticas e tecnológicas. Para atender a essa necessidade, o Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL), dentro do seu programa de pós-graduação, criou dois cursos específicos.

O curso de Especialização em Neurointensivismo para Adultos, cujas inscrições se encerram no próximo dia 25 de janeiro, oferece uma abordagem multidisciplinar, a partir da qual os alunos têm a oportunidade do exercício prático no centro de treinamento e manuseiam equipamentos de alta tecnologia, como Ultrassom, Duplex e doppler transcraniano, além de pressão intracraniana.

Um diferencial é o estágio na UTI do Hospital Sírio-Libanês, onde têm a oportunidade de interagirem com especialistas da área. O curso é destinado a médicos que desejam cuidar de pacientes neurocríticos em unidades de terapia intensiva, pronto-socorro e centro cirúrgico.

"Estamos formando profissionais para atender uma demanda do mercado de terapia intensiva neurológica, uma especialidade razoavelmente nova e em desenvolvimento, com grande potencial não só no mercado de trabalho, mas também em pesquisa", destaca o Prof. Dr. Marcos Augusto Stávale Joaquim, médico neurocirurgião que atua na coordenação dos cursos.

Na área de Neuro-oncologia, a grande tendência é o trabalho conjunto de diferentes especialidades médicas, em prol das melhores formas de cuidado ao paciente. Dentro desse conceito, o curso de pós-graduação oferece aos alunos conhecimentos e recursos clínicos e cirúrgicos, que agregam técnicas modernas no diagnóstico e no tratamento das neoplasias do Sistema Nervoso Central. As inscrições para o curso de Neuro-oncologia vão até o dia 1º de março.

O programa inclui observação da prática no centro cirúrgico do Hospital Sírio-Libanês, o que antecipa as situações encontradas no exercício da profissão. O aluno tem contato com mais de 180 temas que integram os conhecimentos de patologia, cirurgia, oncologia e radioterapia; novas modalidades de radioterapia e de radiocirurgia, e participa de sessões de tumor board, além de interagir com especialistas da área durante todo o tempo.

"A neuro-oncologia é uma especialidade embrionária onde a maior parte das condutas ainda é controversa e os tratamentos são frequentemente baseados no profundo conhecimento da etiopatogenia, que é o estudo das causas e dos mecanismos que atuam sobre o organismo para provocar a doença. As estatísticas ainda são iniciais e não tem dado margem para condutas absolutas. Por isso, as novidades na área são amplamente discutidas em encontros multidisciplinares, aproveitando a densa carga teórica, associada às atividades práticas e em exames subsidiários e fóruns de condutas", conclui o coordenador.

ANOTE EM SUA AGENDA:

SP 01/2017 Tel: (11) 5095-2660


Voltar para página anterior
hidea.com - agência web
Copyright © ABNc - todos os direitos reservados