Interligas NeuroChallenge


Normas para Autores

O Interligas NeuroChallenge é um evento oficial organizado pelo Departamento das Ligas Acadêmicas de Neurocirurgia da Academia Brasileira de Neurocirurgia (ABNc). Tem a finalidade de incentivar a produção científica de alunos de graduação em Medicina. Os autores deverão ser membros das Ligas Acadêmicas de Neurologia e Neurocirurgia cadastradas na ABNC. A submissão do(s) artigo(s) será individual, sem limite por autor ou por Liga. Dentre os trabalhos completos submetidos no evento, serão selecionados 24 trabalhos, os quais serão apresentados para uma banca avaliadora, compostas por 4 neurocirurgiões doutores e membros titulares da ABNc. Os melhores trabalhos serão premiados: 5 mil reais (primeiro lugar) e 2 mil reais (segundo lugar). Os 10 melhores trabalhos serão publicados no Jornal Brasileiro de Neurocirurgia (JBNC). O evento propõe publicar artigos sobre Neurocirurgia e todas as ciências afins, nas categorias artigos originais, relatos de casos e artigos de revisão.

Os artigos deverão ser redigidos em inglês, com abstract em inglês e resumo em português. Alternativamente, poderão ser redigidos em português ou espanhol, com respectivo resumo/resumen e um abstract em inglês. Todos os artigos, também, deverão conter título em inglês.

Todo trabalho submetido poderá receber modificações, para que se adapte à estrutura geral do evento.

Os artigos que não se enquadrarem às normas ou que não forem adequados às necessidades editoriais do evento, e consequentemente do JBNC, serão recusados.

André Giacomelli
Organizador

Acadêmicos:

João Victor Amaro
João Guilherme Brasil Valim
Thamara de Almeida Silva Teodoro
Ana Beatriz de Matos Berg Abrantes
Ana Lídia Gomes Santoro
Brenda Rockfeller
Isadora Michelon Andresevski
Lucas Piason de Freitas Martins
Luccas Cavalcanti Garcia
Marina Anita Martins
Sarah Scheuer Teixeira
Vitor Bidu de Souza


Submetendo seu artigo no INTERLIGAS NeuroChallenge

Somente serão aceitos artigos submetidos “online” através da endereço eletrônico: neurochallenge@abnc.org.br.

Após o envio do artigo, o autor receberá um e-mail confirmando o recebimento. A seguir, o artigo passará pela nossa equipe de revisão (neurocirurgiões membros da ABNc) para verificação de estrutura adequada às normas abaixo. Em caso de adaptações necessárias, o autor receberá e-mail com a solicitação para continuidade do processo.

Tabelas, algoritmos e gráficos: podem ser inseridos no arquivo do texto.

Tipos de Artigos

Estrutura do Artigo

  1. Título do artigo em português ou espanhol (obrigatório);
  2. Título do artigo em inglês (obrigatório);
  3. Nome completo do(s) autor(es) e da instituição a qual pertencem, seguidos de cidade e estado. Não há limite de co-autores por cada trabalho, contudo é necessário que todos os nomes vinculados tenham contribuído na confecção do artigo. O autor principal deverá ser membro de uma Liga Acadêmica cadastrada na ABNc;
  4. Nome da instituição em que foi feito o estudo, cidade e país;
  5. Autor correspondente: dados completos, filiação e e-mail;
  6. Declaração de conflito de interesses e agência financiadora;
  7. Se aplicável, aprovação do artigo ao Conselho Nacional de Saúde (CONEP-CNS) ou Comitê de Ética em Pesquisa da instituição onde foi realizado o trabalho ou citação do registro na Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas (ICMJE) – NÃO É NECESSÁRIO PARA A SUBMISSÃO NO EVENTO, PORÉM SERÁ NECESSÁRIO PARA A PUBLICAÇÃO NO JBNC, CASO O TRABALHO SEJA UM DOS 10 MELHORES DO EVENTO.

Manuscrito:

  1. Título do artigo em português ou espanhol (obrigatório);
  2. Título do artigo em inglês (obrigatório);
  3. Resumo ou Resumen (português ou espanhol) e Abstract em inglês (obrigatório), com máximo de 250 palavras, transmitindo a ideia geral da publicação. Artigos originais devem apresentar resumo estruturado (introdução/introduction, objetivo/objective, métodos/methods, resultados/results e conclusão/conclusion). Artigos de Revisão e Relatos de Caso dispensam a estruturação do resumo;
  4. Palavras-Chave / Palabras-Clave e Keywords: após Resumo/Resumen e Abstract (mínimo de 3 e máximo de 5);
  5. Texto: fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, sem recuo de parágrafo e justificado em espaço duplo.
  6. Referências: formato Vancouver. Por ordem de citação, com numeração sobrescrita e arábica, por exemplo 1,20. Comunicações pessoais e trabalhos em preparação poderão ser citados no texto, entretanto, não constarão das referências.

Exemplos de referências

Fonte: http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html, International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE) Recommendations for the Conduct, Reporting, Editing and Publication of Scholarly Work in Medical Journals: Sample References

Artigos de periódicos (COLOCAR DOI QUANDO EXISTENTE)

  1. Até 6 autores (citar todos)
    Onken J, Obermüller K, Staub-Bartelt F, Meyer B, Vajkoczy P, Wostrack M. Surgical management of spinal meningiomas: focus on unilateral posterior approach and anterior localization. J Neurosurg Spine.
    2018;30(3):308-313. doi: 10.3171/2018.8.SPINE18198.
  2. Mais de 6 autores (citar até 3, seguidos de et al.)
    Press RH, Zhong Jim, Gurbani SS, et al. The Role of Standard and Advanced Imaging for the Management of Brain Malignancies From a Radiation Oncology Standpoint, Neurosurgery. 2019;85(2):165-179. doi: 10.1093/neuros/nyy461.

Livros
Donald PJ, editor. Surgery of the skull base. Philadelphia: Lippincott-Raven; 1998.

Breedlove GK, Schorfheide AM. Adolescent pregnancy. 2nd ed. Wieczorek RR, editor. White Plains (NY): March of Dimes Education Services; 2001.

Capítulos de livros
Meltzer PS, Kallioniemi A, Trent JM. Chromosome alterations in human solid tumors. In: Vogelstein B, Kinzler KW, editors. The genetic basis of human cancer. New York: McGraw-Hill; 2002. p. 93-113.

Dissertações e teses
Borkowski MM. Infant sleep and feeding: a telephone survey of Hispanic Americans [dissertation]. Mount Pleasant (MI): Central Michigan University; 2002.

Trabalhos apresentados em congressos, simpósios, encontros, seminários e outros
Petersen R, Grundman M, Thomas R, Thal L. Use of titanium mesh for reconstruction of large anterior cranial base defects; 2004 July; United States, Philadelphia; 2004.

Artigos em periódicos eletrônicos
Abood S. Quality improvement initiative in nursing homes: the ANA acts in an advisory role. Am J Nurs. 2002 Jun [cited 2002 Aug 12];102(6):[about 1 p.]. Available from: http://www.nursingworld.org/AJN/2002/june/Wawatch.htmArticle.

Textos em formato eletrônico
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Estatísticas da saúde: assistência médico-sanitária. Disponível em: http://www.ibge.gov.br. Acessado em: 5/2/2004.

Responsabilidade Intelectual

Ao submeter o artigo no INTERLIGAS NeuroChallenge, automaticamente os autores transferem direitos de cópia ao evento e ao JBNC, e assumem a responsabilidade intelectual e legal pelos resultados e pelas considerações apresentados.

Conforme resolução CNS nº 196/1996, o autor deve mencionar a submissão e a aprovação do artigo ao Conselho Nacional de Saúde (CONEP-CNS) ou Comitê de Ética em Pesquisa da instituição onde foi realizado o trabalho – OBRIGATÓRIO PARA A PUBLICAÇÃO NO JBNC.

No caso de ensaios clínicos, é obrigatória a citação do registro na Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas (ICMJE).

Check-list de submissão (RESUMO PRÁTICO)

Antes de enviar seu artigo, confira se todos os requisitos abaixo foram preenchidos:

  1. Título em Português ou Espanhol (segundo o idioma utilizado)
  2. Título em inglês (obrigatório)
  3. Página de rosto:
    • a. Nome da instituição em que foi feito o estudo, cidade e país
    • b. Grau e filiação de todos os autores. E-mail de todos os autores é obrigatório para registro do DOI do artigo
    • c. Dados completos de autor correspondente com filiação e e-mail
    • d. Declaração de conflito de interesses e agência financiadora
    • e. Declaração de submissão e a aprovação do artigo ao Conselho Nacional de Saúde (CONEP-CNS) ou Comitê de Ética em Pesquisa da instituição onde foi realizado o trabalho. Atenção: no texto do artigo também deverá constar esta informação
    • f. No caso de ensaios clínicos, é obrigatória a citação do registro na Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas (ICMJE). Atenção: no texto do artigo também deverá constar esta informação
  4. Abstract/Resumo/Resumen: introdução, objetivo, método, resultados, conclusão. (Artigo de Revisão, Notas Breves, Relatos de Caso e Imagens clínicas dispensam a estruturação do resumo)
    • a. Key-words/Palavras-Chave/Palavras-clave: no mínimo 3 a 5 termos
  5. Referências: ser numeradas por ordem de citação e sobrescritas antes da pontuação; Sistema Vancouver; incluir todos os autores quando até 6; quando mais, listar os 3 primeiros seguidos de "et al." Exemplos de referências, segundo ICMJE: http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html
  6. Texto: fonte Arial ou Times New Roman 12, justificado e em espaço duplo
  7. Letter to the Organizer: ofício submetendo seu artigo à apreciação do organizador do evento
  8. Figuras: as figuras devem ter alta resolução (300 dpi) em formato jpeg.



Atenção: artigos submetidos sem estes pré-requisitos serão RECUSADOS. Utilize o mesmo título de manuscrito para reenviar o arquivo.


DATAS




  Voltar