NOTÍCIAS
01/03/2016

Nota de falecimento

Prezados Membros da Academia.

É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento em 29/02/2016, do ex-presidente (biênio 2009/2011) e até então Membro do Conselho Deliberativo da Academia Brasileira de Neurocirurgia, nosso querido amigo e irmão Prof. Dr. José Luciano Gonçalves de Araújo.

Transmitimos por aqui as condolências de todos os membros da ABNc à sua família.

Osvaldo Vilela Filho
Presidente ABNc


19/01/2016

1st Joint Meeting on SFN of the Latin Countries


11/11/2015

Ligas Acadêmicas de Neurocirurgia

As Ligas Acadêmicas de Neurocirurgia são compostas de estudantes de medicina, professores e médicos, com o objetivo de desenvolver estudos e pesquisas voltados para a Neurocirurgia.

1 - Liga Acadêmica de Neurocirurgia do Cariri – LANCIR, da Faculdade de Medicina Estácio do Juazeiro do Norte - CE – Estácio FMJ
Responsável Docente – Dr. Tiago Freitas Lins Pimentel
Responsável Discente – Bruno Alexandre

2 – Liga Acadêmica de Neurociências da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (FACIMED) - Rondônia
Coordenador Geral - Dr. Lourenço Marques Pereira
Presidente - Dra. Silvia Micheline Silva
Vice Presidente - Dr. Carlos Eduardo Tortelli Veloso
Fundadores:
Dr. Edson Takashi Akaki, CRM 1443, especialista em Neurocirurgia;
Dr. Edilton Oliveira dos Santos, especialista em Neurocirurgia, CRM 3272;
Dr. Regismar Cardoso de Araújo, especialista em Psiquiatria, CRM 959;
Dr. Ivo Antônio Manfredinho, especialista em Clínico Geral e Pediatria, CRM 240;
Dra. Lalsemi Luiza Silva, especialista em Neurologia, CRM 3287;
Dr. Alexandre Leite Carvalho, especialista em Neurocirurgia, CRM 953.


3 – Liga Acadêmica de Neurocirurgia de Londrina – LANCILO
Hospital do Coração em Londrina – Paraná
Fundadores:
Dr. Francisco Spessatto Pesente
Dra. Milena Gerke Sampaio
Dr. Alan Gomes Roger Barbosa
Dr. Dernando Eduardo de Roco Czap
Dr. Carlos Alexandre Martins Zicarelli
Dr. Sérgio M. Georgeto

4 – Liga de Neurociências Ingá – LANIN da Faculdade de Ingá – Maringá – Paraná
Presidente - Dra. Amanda Meirelles
Professor Responsável - Dr. Gustavo Bacelar Peraro


03/11/2015

Mensagem do Presidente ABNc 2015-2017

Caros amigos e colegas,


Gostaria de agradecer-lhes pela ótima acolhida que recebi, assim como pelas inúmeras mensagens de parabenização, ao muito honradamente assumir a presidência da Academia Brasileira de Neurocirurgia, uma organização que já há 40 anos tanto tem feito para promover e fortalecer os vínculos acadêmicos, educativos e profissionais entre seus membros.

Nossa Diretoria está assim constituída: Presidente, Osvaldo Vilela Filho; Vice-Presidente, Ricardo Ramina; Presidente Eleito, Flávio Leitão Filho; Secretário Geral, Edson Nunes; Secretários Auxiliares, Hélio Lopes e Marco Antônio Herculano.

Neste biênio 2015/2017 continuaremos dando especial atenção à promoção de programas internacionais de intercâmbio, destinados prioritariamente à capacitação de jovens profissionais da especialidade, reforçando nossa parceria com instituições no exterior que partilham da nossa visão sobre a importância de valorizar a excelência na formação de neurocirurgiões.

Aos interessados, comunicamos que as inscrições para os intercâmbios de 2016 estarão abertas de 20 de novembro a 31 de dezembro de 2015. Contaremos com 28 vagas, assim distribuídas:Tübingen, 10 vagas; Dresden, 06 vagas; Hiroshima, 5 vagas; e Ohio (a confirmar),07 vagas. Para maiores informações, queiram por gentileza acessar o site da Academia (www.abnc.org.br) ou contatar a secretária Sra. Liene Ramos pelo e-mail abnc@abnc.org.br.

Nosso próximo desafio será a realização do XVII Congresso da Academia Brasileira de Neurocirurgia, que se realizará no Centro de Convenções de Goiânia, de 14 a 17 de Junho de 2017. Embora uma cidade reconhecidamente quente, o clima costuma ser bastante ameno e agradável no mês de junho. Por isso o escolhemos para aqui lhes acolher.

Goiânia apresenta a vantagem de se localizar no centro do Brasil, praticamente equidistante do norte e sul e do leste e oeste de nosso país. Seu povo é extremamente hospitaleiro. Nosso aeroporto encontra-se em reforma, a qual deverá estar finalizada em breve, certamente muito antes do Congresso. Isto em muito melhorará a malha aérea local.

Nas proximidades de Goiânia se localizam as históricas cidades de Goiás e Pirenópolis, Caldas Novas e Rio Quente, abrigando o maior complexo hidrotermal do mundo, e o Rio Araguaia, bastante piscoso (e o mês de junho é bem favorável à pesca), a cuja margem se encontra a deliciosa cidade de Aruanã, dentre outras.

Mas, mais importante que tudo isso, é o maravilhoso congresso que pretendemos lhes oferecer. Iniciamos seu planejamento já em março de 2015. As atividades científicas e sociais serão ricas! Seu desenho diferirá sobremaneira dos demais eventos dos quais já participaram. A ciência e a academia serão privilegiadas, bem como as novidades. Mas em nenhum momento esqueceremos que a palavra congresso se origina de outra, congraçamento!

Para me ajudar nesta difícil missão, vários colegas nacionais e locais foram contatados e contamos com a ajuda de todos, inclusive com a sua! Não deixe de nos enviar suas ideias e sugestões (abnc@abnc.org.br)! Serão certamente muito apreciadas!

Diante de tantos colegas tão capacitados, não me foi fácil escolher a Diretoria de Congresso, todos naturalmente de Goiânia, para facilitar o planejamento e execução necessários: secretário, Lórimer Carneiro; tesoureiro, Herbert Almeida; coordenador da Comissão Científica, Paulo Ronaldo Jubé Ribeiro; e coordenador da Comissão Organizadora, Francisco Azeredo Bastos.

Para finalizar, gostaria de anunciar que, para Presidente de Honra do XVII Congresso da Academia Brasileira de Neurocirurgia, escolhemos o muito estimado amigo e colega Durval Peixoto de Deus, um incansável soldado da Academia e presidente da mesma no biênio 1995/1997.

Meu cordial abraço,

Osvaldo Vilela Filho
Presidente, Academia Brasileira de Neurocirurgia
Presidente, XVII Congresso da Academia Brasileira de Neurocirurgia


31/07/2015

Japan Neurosurgery Strategy Technology (JNST-2015)


Professor Kaoru Kurisu de Hiroshima, Carlos Lobão (PA), Alexandre Marinho (PB), Roberto Dezena (MG), Mauro Takao Suzuki (DF) e Koji Tanaka (SP).


Voltar para página anterior
hidea.com - agência web
Copyright © ABNc - todos os direitos reservados