NOTÍCIAS
28/01/2014

A Santa Casa de Votuporanga, hospital estruturante do Estado de São Paulo, contrata Neurocirurgião.

A Santa Casa de Votuporanga, hospital estruturante do Estado de São Paulo, contrata Neurocirurgião. Estão necessitando de mais um profissional para a vaga, pois a demanda de atendimento é mujito grande. Interessados entre em contato no e-mail rh.medico@santacasavotuporanga.com.br ou pelo telefone (17) 3405-9133 ramal 329 ou (17) 9.9776-1561 com Vanessa Bortolozo. Conheça mais sobre o hospital no site www.santacasavotuporanga.com.br


28/01/2014

ESTÁGIO DE TREINAMENTO EM CIRURGIA DA COLUNA VERTEBRAL

DATA DO EXAME: 08 de Março de 2014
LOCAL: Hospital Ernesto Dornelles

- CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O EDITAL -


19/12/2013

Estágio HGG e SCMG - Goiania - GO

Prezado associado

Comunicamos que o Serviço de Coluna do Instituto de Patologia da Coluna – IPC, São Paulo, SP, está selecionando candidatos para vaga a estágio em complementação especializada em Cirurgia da Coluna, pelo período de dois anos.

As inscrições vão até o dia 17/01/2014.

o Responsáveis: Prof. Dr. Luiz Pimenta e Dr. Rodrigo Amaral
o Nº de vagas: 1 (uma)
o Data da realização da prova: escrita (12/02/2014) e analise currículo/entrevista: 14/02/2014
o Informações: (11) 2936-8838, ramal 15

Maiores detalhes sobre inscrições/informações: Vide edital

Att,
Secretaria da SBC


18/12/2013

Professor Feliciano Pinto - Grande Mestre da Neurocirurgia

Professor Feliciano Pinto
Grande Mestre da Neurocirurgia

25/09/1922

15/12/2013

Com a morte do Prof. Feliciano Pinto, ocorrida no último dia 15 de dezembro, a Academia Brasileira de Neurocirurgia perde o mais importante de seus membros em todos os tempos. Não há como pensar na ABNC sem que venha na mente a figura do grande mestre. Para ele a Academia era como “membro da família”, lutou por ela como faria pela sobrevivência de um filho. E de fato, a ABNC não teria sobrevivido se não contasse com a força e empenho do Prof. Feliciano.

O Professor Feliciano Pinto nasceu em setembro de 1922, na cidade do Rio de janeiro. Antes de ingressar na medicina, se formou em odontologia e trabalhou como dentista durante todo seu curso de medicina. Deu seus primeiros passos na neurocirurgia sob a orientação do Prof. Portugal e teve como contemporâneo o seu grande amigo Prof. Mário Coutinho.

Ainda no início de sua carreira, ganhou uma bolsa de estudos na Alemanha e com muito sacrifício e dedicação conseguiu superar a dificuldade de deixar no Brasil seus três filhos pequenos naquela época.

Ao retornar ao Rio de Janeiro montou seu consultório e um pouco mais tarde assumiu o comando dos serviços de neurocirurgia no Hospital Adventista Silvestre e outro no IASERJ e logo em seguida o serviço de neurocirurgia do INCA onde trabalhou até sua aposentadoria.

Dr. Feliciano era um professor nato. Passava seus ensinamentos como se fosse o pai de todos seus discípulos, com o carinho e rigor necessário. E se divertia com seus alunos como se fossem amigos e colegas de classe. Os que tiveram a oportunidade de participar dos cursos em Berlim tutorados por ele, conheceram bem este seu lado brincalhão e relaxado.

Em 2009, quando visitou a sede da Academia Brasileira de Neurocirurgia pela última vez, concedeu uma entrevista onde deixou registrado:

“Eu sempre fui obcecado pela minha profissão e pela Academia. Lutei muito para o seu crescimento e principalmente para que um dia tivesse sua própria sede. Quando recebi a secretaria, que antes estava com o Renato Barbosa, o que tínhamos era um desses armários de aço com algumas pastas. Com muito sacrifício e economia de “português pão-duro”, conseguimos comprar a primeira sede na Barra da Tijuca e posteriormente compramos este espaço e transformamos nesta linda sede, aqui na rua da Quitanda.”

E ao ser informado de que naquele ano a ABNC já contava com mais de oitocentos membros, arrematou:

É isto mesmo?!
Não vai deixar morrer não viu!

Hélio Ferreira Lopes


17/12/2013

Palavras do Presidente

Prezados membros da Academia Brasileira de Neurocirurgia,

Perdemos em 15 de dezembro de 2013 um grande acadêmico, um homem de personalidade, um mentor da Academia, um grande defensor da Academia e sobretudo aquele que com plisso fortes dirigiu sua secretaria permanente pro muitos anos tendo sido também seu fundador e presidente.

Formou vários discípulos no INCA do Rio de Janeiro como o Professor Helio Lopes, o Dr Anselmo Saturnino entre outros, criou e dinamizou o Intercambio com a clinica de Steiglitz do Professor Mario Brock de Berlin, seu amigo pessoal, enviando inúmeros acadêmicos para este fantástico intercâmbio, além de proporcionar por vários anos o intercâmbio com a Johns Hopkins em nome do professor Don Martin Long.

Querido Feliciano, descanse em paz, contemple a Academia que ajudastes, junto com Mario Coutinho, Aluisio de Matos Pimenta, Manoel Caetano de Barros , entre outros academicos notaveis, a formar.

Paulo Henrique Pires de Aguiar
Presidente da Academia Brasileira de Neurocirurgia


Voltar para página anterior
hidea.com - agência web
Copyright © ABNc - todos os direitos reservados