NOTÍCIAS
21/12/2016

Reunião da Diretoria e Conselho Deliberativo da ABNc Ocorrida no dia 16/12/16 na Sede da Academia

Da esquerda para a Direita
Dr. Herbert Almeida - GO - Tesoureiro do Congresso
Dr. Flávio Leitão Filho –CE – Presidente Eleito (2019/2021)
Dr. Edson Mendes Nunes – RJ – Secretário Geral
Dr. Osvaldo Vilela Filho – GO – Presidente da ABNc (2015/2017)
Dr. José Arnaldo Arruda – CE – Membro do Conselho Deliberativo
Dr. Flávio Belmino Evangelista – CE – Presidente do Conselho Deliberativo
Dr. Lórimer Carneiro – GO – Secretário do Congresso


05/12/2016

Presidência da FLANC

Nossas congratulações ao acadêmico e membro do Conselho Deliberativo da ABNC, Dr. José Marcus Rotta, que assumiu a Presidência da Federación Latinoamericana de Sociedades de Neurocirugía-FLANC para o período 2016/2018.


03/10/2016

Livro: Tumors of Jugular Foramen

Editores: Ricardo Ramina e Marcos Soares Tatagiba

São abordados todos os detalhes de diagnóstico clínico, radiológico e genético bem como da anatomia do foramen jugular, história, tratamento cirúrgico, radioterapia e quimioterapia, além da apresentação de vídeos e resultados de uma série cirúrgica destes tumores.


18/08/2016

Reforma do Estatuto da ABNc aprovada em Assembleia Geral Extraordinária.

A Reforma do Estatuto da ABNc foi aprovada em Assembleia Geral Extraordinária realizada em 27 de maio de 2016, no Hotel Matsubara, São Paulo, durante o IV Advanced Techniques In Neurosurgery.

- clique aqui para acessá-lo -


27/06/2016

HUCFF oferece tecnologia de ponta para neurocirurgias

Microscópio alemão será utilizado em cirurgias de alta complexidade

A partir da 2ª quinzena de junho, pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) tratados pelo Serviço de Neurocirurgia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), localizado na Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, terão acesso ao mais moderno microscópio para cirurgias neurológicas de alta complexidade. A compra do equipamento, de origem alemã, foi possível graças à doação de senadores e deputados federais do Rio de Janeiro.

“Este equipamento é o mesmo utilizado nos melhores hospitais da Europa e dos Estados Unidos. A partir de agora, temos a oportunidade de oferecer tecnologia de ponta aos pacientes do SUS”, destaca Dr. Eduardo Côrtes, diretor do HUCFF.

Com o OPMI PENTERO 900, da alemã ZEISS, o cirurgião poderá ter a visualização de imagens com grande nitidez durante os procedimentos, tais como: retirada de tumores, aneurismas e malformações arteriovenosas cerebrais e medulares.

O novo microscópio permite, através de um sistema controlado com a boca, mudar sua posição de foco sem que o cirurgião precise retirar as mãos do campo operatório. O mecanismo de foco é automático e preciso, dispensando intervenção do cirurgião para ajuste. O aparelho dispõe ainda de uma câmera de vídeo digital integrada para a documentação dos procedimentos.

Outro importante diferencial do microscópio é que ele possui interface com outros equipamentos, como neuronavegador, o que torna possível a utilização de diferentes tecnologias em uma mesma cirurgia.

“Com esta tecnologia é possível avaliar, em tempo real, a efetividade do procedimento que está sendo analisado. Esse microscópio aumenta de forma expressiva a nitidez do campo cirúrgico, o que eleva o índice de sucesso da cirurgia, que é feita com mais agilidade e rapidez”, afirma Dr. Carlos Lima, Chefe da Neurocirurgia do HUCFF.

Com a aquisição do microscópio cirúrgico, a qualidade dos serviços oferecidos aos pacientes que precisam passar por cirurgias neurológicas no HUCFF será ampliada.


Voltar para página anterior
hidea.com - agência web
Copyright © ABNc - todos os direitos reservados