27/11/2013
Prezados neurocirurgiões e colegas enfermeiros
Foi com muita alegria e respeito que recebi a indicação de meu nome para assumir por dois anos a presidência do 1º capítulo da enfermagem em neurocirurgia da ABNc. A abertura da ABNc para um capítulo destinado à enfermagem representa a valorização e o respeito que a categoria conquistou ao longo do tempo.
O Brasil é referência mundial em neurocirurgia, existe uma infinidade de serviços de urgência e emergência com atendimentos neurocirúrgicos. Fixar enfermeiros com experiência e habilidade em atendimento ao trauma e cuidados intensivos nesses centros é um desafio, uma vez que o remanejamento do profissional experiente para outros setores de um hospital é muitas vezes necessário. No entanto, é preciso analisar a importância da manutenção de um profissional capacitado nos centros de trauma em todo país.
A evolução do paciente neurocirúrgico deve ser acompanhada e registrada de forma sistemática e objetiva. O enfermeiro experiente poderá identificar alterações do quadro clínico dos pacientes, realizar intervenções e prevenir complicações. O crescimento de residência em enfermagem em neurologia e neurocirurgia indica a importância da enfermagem no contexto. O enfermeiro especialista direciona o cuidado de enfermagem para uma assistência que satisfaça as necessidades do paciente neurocirúrgico.
O objetivo principal deste capítulo é fomentar a produção e divulgação de conhecimentos da enfermagem neurocirúrgica, estimular jovens enfermeiros a dedicar-se a esta especialidade, mostrar o fascinante mundo da enfermagem que se dedica aos cuidados neurocirúrgicos com temas de uso diário, com apresentações teórico práticas de interesse dos enfermeiros e estudantes de enfermagem.
O capítulo acabara de nascer, convido os colegas enfermeiros e neurocirurgiões a participarem deste capítulo com sugestões.
Enfa. Débora Moura da Paixão Oliveira
Doutoranda em Ciências da Saúde
Presidente do Capítulo Brasileiro de Enfermagem em Neurocirurgia da Academia Brasileira de Neurocirurgia.
Gestão 2014-16.