JBNC - JORNAL BRASILEIRO DE NEUROCIRURGIA

Prezados colegas,

O JORNAL BRASILEIRO DE NEUROCIRURGIA (JBNC), órgão oficial da Academia Brasileira de Neurocirurgia, é a revista de neurocirurgia mais antiga do nosso país. Iniciou no ano de 1973 com o nome de “Seara Médica Neurocirúrgica” e desde o início tem sido um órgão de informação de extrema importância para os neurocirurgiões brasileiros. Assumo a partir desta edição o cargo de editor-chefe, substituindo o Dr. Apio Antunes, que desde 1989, quando foi criado o Jornal Brasileiro de Neurocirurgia, em substituição à Seara Neurocirúrgica, por 24 anos esteve à frente da nossa revista. Graças ao enorme esforço do Dr. Apio, o JBNC alcançou um excelente padrão editorial e científico. Apesar de muitas dificuldades tem se mantido uma regularidade nas edições.

O Brasil é o país com o terceiro maior número de neurocirurgiões do mundo. Apesar deste grande número de colegas atuando na especialidade, ainda não temos nenhuma revista indexada na Medline, que é considerada a mais importante base de dados para revistas médicas do mundo. Para a qualificação das publicações periódicas, no Brasil, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) avalia os periódicos científicos brasileiros, com relação às questões editoriais e técnicas, atribuindo notas segundo padrões estabelecidos (Qualis). As notas atribuídas pelo Qualis variam de “A” a “C”, sendo subdivididas em A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5, C.

Nossos objetivos são: a) manter o alto nível científico dos artigos publicados no JBNC, b) manter a periodicidade dos 4 volumes anuais, c) indexar o JBNC na Medline e d) elevar a nota do Qualis para o JBNC (atualmente B4).

Para realizar esses objetivos necessitamos da ajuda e do apoio do maior número possível de colegas através o envio de trabalhos científicos (de preferência trabalhos originais) e sugestões.

Um abraço
Ricardo Ramina
Curitiba

Voltar para página anterior
hidea.com - agência web
Copyright © ABNc - todos os direitos reservados